Tartan, Príncipe de Gales e Buffalo Check. Os três tipos de xadrez que são o must have Outono/Inverno 2020

Nada mais a cara do inverno do que o xadrez. Em todas as misturas de cores e texturas, a estampa é clássica e garante informação de moda em qualquer estilo. Vestido xadrez com botas de couro ou até mesmo o blazer xadrez com jeans fazem o casual virar elegante.

Existem muitos tipos de estampas xadrez, mas nessa temporada os holofotes estão focados em três: Tartan, Príncipe de Gales e Buffalo Check.

Você sabia? O xadrez tem todo um fundo histórico que remete a Idade do Ferro (700-50 a.C.), mais especificamente na Alemanha e Dinamarca. A estampa xadrez é sempre associada aos escoceses, mas de acordo com a arqueóloga e historiadora têxtil Elizabeth Wayland Barber, remontam aos antigos celtas. Pesquisas arqueológicas indicam que em escavações realizadas foram encontradas vestimentas com padronagens têxteis, feitas com fios de lã e pigmentos à base de vegetais dos pântanos.

Xadrez Tartan

O Xadrez Tartan é muito utilizada na fabricação do Kilt, saia escocês. Essa estamapa é muito comum nas cores azul, vermelho e verde escuro, mas pode ser encontrada em diversos tons. O Xadrez Tartan pode ser facilmente confundido, mas o que faz ele se diferenciar são as suas listras de diferentes cores, espessuras e padronagem. 

O Tartan teve um grande momento durante o boom do punk rock, no qual suas cores vibrantes e elétricas, juntos dos coturnos e jaquetas customizadas, são referências do movimento até os dias atuais. A estampa, muito usada em camisas e blusas, vai super bem com calças, saias e shorts jeans. Outra maneira é você utilizar, um pouco mais elegante, é o Tartan em saias e calças de alfaiataria.

Príncipe de Gales

A padronagem é a mais clássica e também considerada como a mais requintada. Muito usada em peças de alfaiataria, geralmente em cores neutras como o cinza, bege, marrom e preto, possui desenho com listras irregulares e finas. Tornou-se popular quando o Príncipe de Gales Edward passou a usá-la com frequência e acabou se disseminando. Foi um dos símbolos de elegância e reinou também nos anos 90.

Buffalo Check

Essa estampa possui a mesma estrutura do xadrez vichy, porém com quadrados maiores. É considerada uma estampa mais “pesada” e possui fundo preto. Normalmente usado com linhas vermelhas que se cruzam.

É um estilo de xadrez para quem curte a moda retrô dos anos 90. Muito utilizada em tecidos invernais como a flanela e em looks com pegada rock n roll. A camisa com essa estampa foi ícone do vestiário do movimento grunge que na época era muito usado como sobreposição ou amarrada na cintura.